Wednesday, October 11, 2006

Aula 22

EXERCÍCIO

http://www.ask.com/
http://www.google.com.br
http://www.yahoo.com.br
http://www. altavista.com
http://www.hotbot.com


Palavras-chaves: Redes Sociais, comida mexicana, flores para jardins.

Determinar:

a) Quantos resultados cada um encontrou?

Palavra Chave 1 – Cibercidades

Ask.com:

124 resultados

Google - Resultados por categoria:
Na Web: 12.300 resultados
Páginas em Português: 11.600 resultados
Páginas do Brasil: 696 resultados

Yahoo- Resultados por categoria:
Na Web: 642 resultados
Em português: 566 resultados

Altavista – Resultados por categoria:
No mundo: 647 resultados
No Brasil: 649 resultados

Hotbot- Resultados por categoria:
Em português: 263 resultados
Em todas as línguas: 313 resultados

Palavra Chave 2- Comida Mexicana

Ask.com:

30.700 resultados

Google - Resultados por categoria:
Na Web: 1.800.000 resultados
Páginas em português: 120.000 resultados
Páginas do Brasil: 78.000 resultados

Yahoo- Resultados por categoria:
Na Web: 624.000 resultados
Em português: 55.400 resultados

Altavista – Resultados por categoria:
No mundo: 627.000 resultados
No Brasil: 627.000 resultados

Hotbot- Resultados por categoria:
Em português: 9.768 resultados
Em todas as línguas: 138.502 resultados

Palavra Chave 3 – Flores para Jardins

Ask.com:

2.540 resultados

Google - Resultados por categoria:
Na Web: 11.110.000 resultados
Páginas em português: 734.000 resultados
Páginas do Brasil: 2.680.000 resultados

Yahoo - Resultados por categoria:
Na Web: 165.000 resultados
Em português: 148.000 resultados

Altavista – Resultados por categoria:
No mundo: 164.000 resultados
No Brasil: 164.000 resultados

Hotbot- Resultados por categoria:
Em português: 42.356 resultados
Em todas as línguas: 51.042 resultados

b) Qual mostrou os resultados mais relevantes? Por quê?

Todos os buscadores apresentaram os resultados procurados, sem muita diferença entre si, inclusive os primeiros sites encontrados na busca eram iguais em todos os servidores.

Ex - Pesquisa por cibercidades

Hotbot
· 1. Cibercidades
http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cibercidades/
· 2. www.facom.ufba.br
http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cibercidades/UntitledFrame-2.ht...
Altavista

Cibercidades
Cibercidades ...
www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cibercidades
Mais páginas de facom.ufba.br


Cibercidades - Referências
Referências. Cidades Digitais. Governo Eletrônico
www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cibercidades/referencias.htm
Mais páginas de facom.ufba.br

Ask.com

Observatório das Cibercidades. Comunicação, Cibercultura e ...
Observatório das Cibercidades. Comunicação, Cibercultura e Espaço Urbano ... Parte do Projeto de Pequisa "Cibercidades", CNPq.
www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cibercidades/disciplinas/ · Cached · Save
Ciberpesquisa - Grupo de pesquisa em comunicação e cultura no ...
Web site do grupo de pesquisa em comunicação e cultura no ciberespaço. Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia...
www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/txt_and1.htm · Save
More Results from www.facom.ufba.br

Google
Cibercidades
www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cibercidades/ - 1k - Em cache - Páginas Semelhantes
Observatório das Cibercidades. Comunicação, Cibercultura e Espaço ... - [ Traduzir esta página ]
Observatório das Cibercidades. Comunicação, Cibercultura e Espaço Urbano ... Parte do Projeto de Pequisa "Cibercidades", CNPq. ...www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cibercidades/disciplinas/ - 345k - Em cache - Páginas Semelhantes


Yahoo

1. Cibercidades
Cibercidades ...
www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cibercidades - Buscar somente neste site - Salvar
2. cibercidades
Observatório das Cibercidades. Comunicação, Cibercultura e Espaço Urbano
www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cibercidades/disciplinas/atom.xml - Buscar somente neste site - Salvar

c) Quantos links “patrocinados” apareceram?

Sobre Cibercidades:

Google:0
Ask.com: 0
Yahoo: 0
Altavista: 0
Hotbot: 0


Sobre comida mexicana:

Google:1
Ask.com: 1
Yahoo:2
Altavista: 0
Hotbot: 1

Sobre flores para jardim:

Google:2
Ask.com:3
Yahoo:0
Altavista:0
Hotbot: 3



d) Como cada buscador utiliza a propaganda?

Dentre os buscadores apenas o yahoo apresenta espaço para publicidade, dentro da própria página de busca, além disso também se utiliza de um espaço para divulgação de sites patrocinados, que não é muito bem definido, pois existe uma pequena diferenciação, aonde o link para o site aparece ao lado de uma lâmpada.
Os outros buscadores possuem apenas o espaço reservado para sites patrocinados, o Google apresenta um espaço bem específico para os links patrocinados, eles se encontram ao lado da listagem de links. O Hotbot reserva um espaço em cima da lista de sites, este espaço se confunde um pouco, existe apenas uma divisão, e é representada pela frase: Sponsored Links, semelhante ao yahoo, outro buscador que assemelha-se a estes é o altavista, também possui pouco destaque para os sites patrocinados. O espaço para sites patrocinados do ask.com é um pouco mais definido do que o Yahoo e o Hotspot, sendo que a maior diferença é que os sites patrocinados aparecem dentro de uma caixa azul.

e) Como funciona o mecanismo de cada um dos buscadores?

Google_

Apresenta 4 tipos de pesquisa:
- Na web, páginas em portugês, páginas do Brasil, além destas possui também a BUSCA AVANÇADA, onde:
você pode optar por uma pesquisa por resultados com todas as palavras, com a expressão, com qualquer uma das palavras. Também pode optar pela pesquisa em vários idiomas (chines, búlgaro,coreano,letão). Além disso existe a opção de determinar o formatos do arquivo(powerpoin, .pdf, .ppt, .doc ...) pelo qual você quer que a sua pesquisa aconteça. Também pode optar por uma pesquisa só com páginas atualizadas. Por uma busca só com páginas com links para a página. Éxiste a opção de realizar a busca só aonde os termos pesquisados apareçam apenas no título, ou em qualquer lugar...

Serviços do Google:

Acadêmico
Pesquise trabalhos acadêmicos

Imagens
Pesquise imagens na web

Agenda
Organize o seu programa e compartilhe eventos com amigos

Pesquisa de blogs
Encontre blogs sobre os assuntos que lhe interessam

Diretório
Navegue pela web por tópico

Pesquisa de Livros
Pesquise textos de livros na íntegra e descubra novos textos

Grupos
Crie listas e grupos de discussão Pesquisa na web
Pesquise em mais de 8 bilhões de páginas

Yahoo_

Tipos de pesquisa:
- Na Web, em português, por imagens, vídeos, notícias, shoppings.

Altavista_

PESQUISAR:No mundo, no Brasil, RESULTADOS EM: Todos idiomas Inglês, Português.
Pesquisa por: Imagens, MP3/Áudio, Vídeo. Além disso o ALtasvista tmabém possui uma pesquisa avançada, com menos opções do que o Google.

Hotspot_

Tipo de pesquisa:
Search using: Ask.com ou MSN, ou pesquisa avançada.

Ask.com_

Opções de busca:

Search Tools

Web
Images
News
Maps & Directions
Local
Weather
Encyclopedia
Ask for Kids
Dictionary
Blogs & Feeds

2) Google Bombing – Observar:
http://www.google.com/search?q=anti-war%20peace%20protesters
http://www.google.com/search?q=buffone
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=D%C3%A9spota+Cachaceiro&btnG=Pesquisar&meta=
http://www.google.com/search?q=failure
http://www.google.com/search?q=food+nazis
http://en.wikipedia.org/wiki/Google_bomb

a) Como o uso da google bombing pode afetar a internet economicamente?

- O que é o Google bombing?

Google bomb (Bomba do Google ou Bombardeio Google) é um fenômeno caracterizado por tentativas de influenciar a classificação de uma determinada página ou site nos resultados retornados pelo Google, normalmente com intenções humorísticas ou políticas. Devido ao sistema utilizado pelo Google para criar o algoritmo de PageRank, uma página terá uma classificação melhor à medida que o website que dá acesso a tal página use melhores termos de referência. Uma bomba é criada caso haja um grande número de sites apontando para estes locais. O termo "bombardeamento Google" foi adicionado em maio de 2005 ao New Oxford American Dictionary

O bombardeamento é usado para fins não comerciais. spamdexing é a prática de fazer modificações no código fonte de forma a enganar o robot e dar maior visibilidade à uma determinada página, colocando-a em melhores posições na página de resultados, ou ainda para influenciar a categoria à qual a página foi designada.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Google_bomb

- Relação com a Economia Digital:

O Sistema econômico da Web é baseado no princípio de que o maior número de acessos = mais poder = valorização do site. Portanto a partir desse princípio o site que possuir um maior número de acessos será o site que irá ter maior vizualização econômica na Internet, com isso a fraude_Google bombing ajuda estes sites a se tornarem populares, fazendo com que a partir do pagerank estes sites realemente se tornam mais poupulares, poir terão mais acessos pois serão os primeiros da lista do buscador Google.

b) E politicamente?

Em relação a política da Web, estes sites prejudicam o real funcionamento do sitema Pagerank adotado pelo Google, ou seja as regras do buscador apresentam os sites de acordo com a sua popularidade, a partir do momento que existe esta fraude, este rankeamento passa a ser duvidoso, isso faz com que a imagem do buscador seja prejudicada.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home