Aula 8
1- Escolher 2 Sistemas de CMC (ex: fotolog, Blog, Fórum, Chat, MSN, etc.)
Sistemas Escolhidos: Chat e MSN
Chat escolhido para análise: BatePapo_Bol
1- Que tipo de laço social é percebido nas interações? Dê exemplos.
Laços Fortes x Laços Fracos
No MSN os laços sociais geralmente são laços mais fortes, pois as pessoas que conversam nesse tipo de meio, são pessoas que no mínimo já haviam conversado uma vez, já que os contatos que constam no messenger são adicionados através do endereço de e-mail, e para eu possuir o endereço de e-mail de outra pessoa eu já tenho que ter conversado com ela anteriormente.
O Chat é um meio que mesmo apresentando semelhanças com o MSN, no sentido de ser um espaço de bate-papo, se diferencia porque mostra níveis diferentes de laços sociais; nas salas de bate-papo você pode conversar apenas uma vez com alguém e nunca mais encontrar ele ou ela nesta sala novamente, como você pode transformar uma conversa em uma amizade ou namoro, aumentando os laços com esta pessoa, portanto, o chat pode apresenta níveis diferentes de capital social, dependendo do tipo de interação que a pessoa que participa destes espaços está disposta a estabelecer, está interação pode apresentar laços tanto fortes como fracos.
Laço Relacional x Laço Associativo
O MSN pode ser considerado como um sistema de Laço Relacional, pois eu preciso ter uma ligação com todos os meus contatos para adiciona-los. Já o Chat pode apresentar tanto laços relacionais, quando eu formo um grupo dentro de salas de bate-papo, e tenho uma interação com eles, ou Laços Associativos, quando eu me sinto parte daquele grupo apenas por estar naquela sala se bate-papo, mesmo não falando com ninguém eu me sinto parte daquele espaço.
2- Quais tipos de CAPITAL SOCIAL são percebidos nas interações? Dê exemplos.
O MSN é um espaço de laços fortes ou laços relacionais, as pessoas que fazem parte dos nossos contatos formam um grupo de amigos, e como Bertoline e Braid citaram qualquer grupo possui o capital social do primeiro nível(relacional, normativo, cognitivo). Já o segundo nível pode estar presente ou não no messenger, partindo do pressuposto que podemos ou não ter um nível de interação mais forte com os nossos contatos.
Já no Chat os participantes das salas de bate-papo podem fazer parte do nosso grupo de amigos, mas é mais fácil que eles não sejam, pelo fato do chat ser um espaço aberto para todos aqueles que queiram participar da conversa, por isso sempre é possível que existam ali, pessoas que nós nunca tivemos nenhum tipo de interação.
Que tipo de CMC existe? Explique
Os dois meios apresentam uma comunicação síncrona, pois as respostas são imediatas, no momento que você clica em um contato para conversar com ele você tem uma resposta imediata, mesmo ele não estando ali você recebe a informação de que seu contato parece estar ausente, a mesma coisa acontece no chat, quando falamos com alguém esse alguém responde alguma coisa, se ele não responder fica claro que é porque não quer teclar com você. É essa regularidade que caracteriza a comunicação síncrona do MSN e do Chat.
d) Você consegue perceber a existência de um GRUPO através das interações? Explique.
Nos dois casos conseguimos perceber a exixtência de um grupo, no MSN os laços entre determinado grupo são fortes, existe um sentimento de pertencimento de quem possui o messenger em relação aos seus contatos, e vice-versa. Já no Chat os grupos são formados por afeições, por exemplo, eu moro no Rio Grande do Sul, eu vou entrar na sala de bate-papo do RS, ou eu tenho entre 18 à 22 anos e vou entrar em uma sala de bate-papo onde pessoas dessa idade também entram; os grupos são formados a partir dessa identificação que as pessoas buscam.
2-Redes Sociais
a) Qual modelo de Rede Social você julga mais apropriado para os sistemas observados?
O modelo de Breiger, que apresenta os laços sociais dizendo que eles podem ser Relacionais ou Associativas. Essa divisão caracteriza esses dois tipos de CMC, os laços relacionais caracterizam o MSN, que forma uma rede de amigos através de laços fortes que as pessoas que participam deste grupo possuem.
E o Chat apresenta laços associativos, pois, as pessoas procuram salas de bate-papo de acordo com interesses em comum que elas possuem, como eu já havia citado nos exemplos de grupos acima, e mesmo que elas não falem com ninguém naquela sala, elas se sentem parte daquele grupo.
b) Dê um exemplo de CONECTOR e explique sua importância.
Barabási foi quem constatou a existência de Hubs entre as pessoas ou lugares, ele explicou que são estas pessoas que conectam os grupos, em função delas participarem de vários grupos ao mesmo tempo.
Milgran e Granoveler caracterizam os conectores como aqueles que possuem vários laços fracos, afirmando a teoria de Barabási e dizendo que os conectores possuem um ou mais grupos com quem eles mantém laços fortes e se comunicam com outros grupos através dos laços fracos, e estes são os laços importantes para que as informações se espalhem.
O Chat apresenta um número elevado de laços fracos , pois nessas salas existem conectores que aproximam os integrantes das salas, são esses que espalham notícias sobre os encontros do grupo e notícias referentes a sala, na maioria das vezes através de e-mails ou mensagens no próprio chat, o papel do conector no chat é aproximar os internautas da sala.
c) Como as redes sociais podem atuar em CAMPANHAS DE MARKETING, por exemplo, no MARKETING DE GUERRILHA muito popular na Internet hoje? Explique.
A Internet cada vez mais vem se tornando uma mídia, e uma das mídias que mais vendem, pois é através das redes sociais já existentes na internet que a divulgação de produtos ou serviços é feita, e alcança um bom retorno para a campanha, principalmente em relação ao reconhecimento de marca.
Como exemplo de divulgação em rede podemos citar o Orkut, o MSN, o e-mail, blog, fotolog , sites conectores, essa divulgação na maioria das vezes utiliza o marketing viral ou de guerrilha, para atrair os internautas, pois as relaçoes pré-existentes facilitam a divulgação, e a forma divertida e incomum de fazer propaganda do marketig de guerrilha acaba atraindo a atenção de quem está conectado.
As redes entram com o papel de fazer a divulgação dessas novidades de mercado, no Orkut, muitas vezes são feitas comunidades que se referam a novos produtos, assim como blogs que falam de novas tendências. O Marketing de Guerrilha feito nos sites conectores também é uma ótima forma de divulgação, pois geralmente as pessoas acessam quase todo o dia esses sites, e quando encontram algo sedutor, acabam clicando e procurando saber o que é.
O Marketing de Guerrilha é uma nova tendência de mercado no Brasil, já existem agências especializadas só nesse tipo de divulgação, ele surgiu para dar uma nova cara a publicidade, e tentar chamar mais atenção do público consumidor, e como a internet é um ótimo meio para alcançar um número grande de pessoas de uma forma barata, ela é muito usada por esse novo tipo de marketing, que busca chamar atenção de um público que possui milhões de coisas para ver e pensar todos os dias, abaixo tem o endereço de dois blogs que falam um pouco sobre o marketing de guerrilha, mostrando exemplos na internet.
http://www.atake.com.br/blog/
http://www.blogdeguerrilha.com.br/
0 Comments:
Post a Comment
<< Home