Aula 6
1-Encontrar uma CIBERCIDADE. Explicar pq é uma CIBERCIDADE(cidade virtual)
O advento das novas tecnologias da comunicação e informação faz com que toda a sociedade passe por uma reconfiguração; para viver na era das novas descobertas tecnológicas, que surgem quase todo o dia é necessário estarmos sempre nos atualizando, assim como o ambiente em que vivemos, ele também precisa adaptar-se ao novo, ressurgir de uma forma rápida acompanhando esse processo de evolução.
A Cibercidade nada mais é do que as cidades em sintonia com as novas tecnologias; a existência de uma Cidade Digital não faz com que a Cidade Real tenha que deixar de existir pelo contrário, ela facilita vários processos tanto burocráticos como informativos, que passam a ser realizados via Internet. Alguns exemplos desses processos que podem ser realizados via web é o imposto de renda online, a votação eletrônica, o governo eletrônico, os telecentros, o teletrabalho, as escolas online, o correio eletrônico, entre outros.
Além dos serviços e informações a Cidade Digital pode ser uma forma de aproximação da comunidade e dos problemas comunitários, pois a web tem essa característica de ser uma escrita coletiva, onde cada cidadão pode expor as suas preocupações em relação ao lugar em que vive, compartilhando com outras pessoas da região o seu pensamento.
A idéia dessas cidades virtuais não é roubar o espaço da cidade física, e sim unir a tecnologia com o real, usufruir o Espaço Virtual para facilitar as relações entre os habitantes dessas cidades com a própria cidade.
Como exemplo de Cibercidade, podemos citar a cidade de Portugal, Aveiro, a página da cidade mostra um pouco dessa virtualização do espaço público.
http://www.aveiro-digital.pt/
2-Virtualizar um espaço concreto. Explicar:
Segundo a definição de Lévy, virtualizar um texto é torná-lo disponível para que uma quantidade de outros textos possa ser projetada sobre ele. Ao publicar este texto eu vou fazer com que ele se torne disponível na Internet para que outras pessoas possam ler e tirar suas conclusões sobre ele sendo assim, estarei virtualizando o que escrevi.
3-Encontrar, na Internet, um exemplo de cada Modelo de Rede. Explicar:
a) Modelo de Redes Igualitárias:
Os nós com os mesmos números de conexões, as pessoas se comunicam com os conhecidos ou com quem está mais próximo.
Os blogs da nossa sala de aula representam um sistema igualitário, porque nos comunicamos apenas com os nossos colegas, que podem analisar ou comentar os nosso blog e com a nossa professora, que corrige os exercícios que resolvemos durante as aulas práticas.
http://www.blogger.com
b) Modelo de Mundos Pequenos:
O Orkut serve como exemplo, pois segue a teoria de que todo mundo conhece alguém, que conhece alguém, que conhece alguém; e é assim que um dos maiores sistemas de comunicação se formou, através da interligação de vários grupos de pessoas.
http://www.orkut.com
c) Modelo de Rede sem Escala:
Tem como característica possuir um conector, que seria como a pessoa mais popular da turma; os sites mais procurados podem ser considerados como exemplos de formadores de opinião, como o ClicRBS para a região sul, ele é um formador de opinião na Internet, pois quando queremos nos informar procuramos esse site, então se surgir nele alguma informação falsa, isto afetará um grande número de pessoas que acessam este site diariamente.
http://www.clicrbs.com.br
4-Discuta: o CIBERESPAÇO é uma REDE? Explique:
Pode ser considerado como uma grande rede interconectada mundialmente, onde todos se comunicam com todos de forma virtual, é um grande espaço para a comunicação coletiva; você pode utilizá-lo para trocar informações, para procurar um pouco mais de saber, se comunicar com pessoas que você conhece ou não, entre outras várias possibilidades de uso.
Sites de consulta:
http://jbonline.terra.com.br
http://www2.uol.com.br/aprendiz
http://www.fisica.furg.br
http://aveiro-digital.pt/
http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/cibercidade
1 Comments:
Tudo ok, Priscila! :D
6:00 PM
Post a Comment
<< Home