Aula 16
Tecnologia = Evolução Humana
O Homem se diferencia dos animais em função da sua capacidade de modificar o ambiente em que vive, ele é o único ser que possui racionalidade. A evolução do ambiente desde a época do homo sapiens até a sociedade moderna foi feita exclusivamente pelo homem, são os homens que transformam o mundo desde a sua origem.
Essa capacidade de mudança faz com que a busca pela adaptação seja incessante, pois cada modificação no ambiente faz com que uma nova sociedade passe a existir, não existe nenhuma modificação que não apresente reflexos na forma de vida de cada sociedade. Isso faz com que novas formas de vida passem a surgir, e junto com elas novas formas de adaptação, por isso que este ciclo não para nunca.
Em todas as sociedades é possível comprovar as modificações na forma de vida após o surgimento de novas tecnologias, afinal desde as primeiras sociedades o homem procura se adaptar ao meio para garantir sua sobrevivência, e até hoje é isso que acontece, as novas tecnologias nada mais são do que uma forma de garantir a sobrevivência.
Assim como no período paleolítico, em que os homens começaram a formar organizações e passaram a construir instrumentos para poder coletar alimentos em busca de uma vida mais prolongada, hoje nós inventamos cada vez mais tecnologias para manter a nossa sociedade de consumo, e junto com ela nossos empregos, que são a fonte de renda para vivermos em um mundo onde o capital é a garantia da sobrevivência.
A Tecnologia além de ser uma nova fonte de renda nas sociedades modernas, também se transformou em uma nova forma de organização social. Dentro dessas novas tecnologias a que possui maior destaque é a Internet, que é classificada por Robert Logan como a última etapa da evolução da Linguagem, fazendo com que todas as linguagens anteriores fossem amplificadas.
"Quando consideram-se os novos meios de comunicação é importante compreender que a transformação digital acontece dentro do contexto de fabricação social da sociedade". Talbott
Dessa forma podemos dizer que a Internet é uma forma de adaptação do homem nas sociedades modernas, semelhante a todas as formas de comunicação anteriores, como as primeiras sociedades orais, após as primeiras escritas, o telefone, o rádio, a televisão. Pode ser comparada até a outras formas de adaptação como a descoberta do fogo, as roupas, a luz elétrica, os meios de transporte, e tantas outras.
Todas essas adaptações são inerentes ao ser humano, elas acontecem naturalmente conforme a necessidade vai surgindo, isso acontece porque o homem possui inteligência, portanto porque passar frio se você pode colocar uma roupa? porque tomar um banho frio se você pode tomar um banho quente? porque ir até o correio enviar uma carta se você pode acessar a internet e enviar um e-mail, sem ter que sair de casa ou do trabalho, e sem ter nenhum custo?
De forma alguma estou querendo comparar necessidades com facilidades, mas ao mesmo tempo é fácil perceber que hoje elas se misturam, pois a tecnologia está tão presente em nossas vidas que hoje ela já se transformou em uma necessidade, poucas pessoas hoje aceitariam a idéia de viver sem luz elétrica, ou o fato de não poder mais usar celular, assim como nenhuma grande empresa suportaria a hipótese de ter que desligar seus computadores da rede.
Mesmo assim ainda existem pessoas que não aceitam a Internet como um novo meio de comunicação, estas não aceitam a idéia de que a Web já está presente na nova forma de organização social. Assim como a Revolução Industrial que modificou totalmente os nossos hábitos o surgimento da Internet também está modificando os nossos costumes.
Como eu já havia citado, a mudança acompanha a história do homem, portanto não há como não aceitar este fato. As sociedades atuais carecem de tempo, de espaço, de interação. A internet chegou como uma forma de adaptação para suprir estes problemas, tornando o tempo mais ajustável à nova rotina de vida.
A nova Era Digital só tem pontos positivos a acrescentar em nossas vidas, desde que ela seja adaptada de forma correta por nós. Todos os novos meios de comunicação podem servir como uma arma ou como um meio para dar seguimento à evolução da sociedade, basta à própria sociedade saber usar estes meios.
Dentro desta questão existe um debate muito grande que mescla opiniões de Tecnófobos e Tecnófilos, ambos muito radicais em suas opiniões. Os tecnófobos ou deterministas tecnológicos consideram a tecnologia como autônoma, autocontrolável, caracterizando o homem como um escravo das máquinas. Já os tecnófilos são os defensores da tecnologia.
A grande realidade é que a tecnologia está aí, batendo na porta de todo mundo tecnófobos ou tecnófilos, sendo a nossa realidade hoje, e assim como todas as realidades históricas, não existem nenhum exemplo de volta no tempo, as tecnologias e mudanças só tendem a ser somadas aos nossos costumes, nunca subtraídas.
Aceitando ou não está é a nossa realidade, a Internet e todas outras tecnologias fazem parte da nossa adaptação ao nosso meio, sem elas nós não sobreviveríamos nesta selva de pedras, e é justamente por isso que as tecnologias surgem, porque o homem é um ser racional que procura meios para prolongar sua sobrevivência.
Quanto à minha posição, não me considero parte de nenhum dos dois grupos, e sim parte da evolução humana, se a tecnologia é boa ou não? Não sei, o que sei é que hoje nós precisamos dela, não somos dominados, apenas usufruímos suas vantagens, assim como o homo sapiens não viviam sem suas ferramentas de caça.
TECNÓFILOSXTECNÓFOBOS
TECNÓFILOS – Internet como inteligência coletiva.
Ciberespaço é real
O Homem domina a Máquina
Futuro Tecnológico= bem estar para todos
Tecnologia = + conhecimento
CMC melhora a socialização do ser humano
Cooperação
TECNÓFOBOS- Internet como Alienação
Ciberespaço como alienação
Técnica domina o Homem
Futuro Tecnológico = estado de dominação
Tecnologia = + infelicidade
CMC ocasiona o isolamento do ser humano
Competição
Outros textos sobre Tecnófilos e Tecnófobos:
Determinismo Tecnológico - Karina Medeiros de Lima
De acordo com os deterministas tecnológicos, (como Marshall McLuhan, Harold Innis, Neil Postman, Jacques Ellul, Sigfried Giedion, Leslie White, Lynn White Jr. and Alvin Toffler), as tecnologias (particularmente as da comunicação ou mídias) são consideradas como a causa principal das mudanças na sociedade, "e são vistas como a condição fundamental de sustentação do padrão da organização social. Os deterministas tecnológicos interpretam a tecnologia como a base da sociedade no passado, presente e até mesmo no futuro. Novas tecnologias transformam a sociedade em todos os níveis, inclusive institucional, social e individualmente. Os fatores humanos e sociais são vistos como secundários".
Revista Espiral Cibéria.
Folha de São Paulo_ Tecnófilos e Tecnófobos - Opinião Nelson Ascher
PUCPR_O BRASIL ESTÁ NA VANGUARGA DA REVOLUÇÃO DIGITAL? Opinião - Por: Matthew Shirts
0 Comments:
Post a Comment
<< Home