Wednesday, October 11, 2006

Aula 20

Apropriação, desvio, despesa improdutiva
(Bataille, Lemos, Castells, Becker)

Exercício 1

- Procurar três formas de:

- Apropriação
- Desvio
- Despesa Improdutiva

Nos softwares da internet. Analisar e explicar como se deu o processo de apropriação geral de cada um dos três.

- A apropriação é a forma pela qual nós procuramos personalizar a técnica que nos é
dada, através de re-significados que damos as novas tecnologias que vão surgindo. A descrição de Perriault para apropriação fala que “os usuários têm uma estratégia de utilização dessas máquinas de comunicação", ou seja as técnicas não são seguidas exatamente como são expostas ao público consumidor, são os consumidores que dão um novo significado de uso assim que a personalizam.
Na web, um exemplo conhecido por todos de apropriação é o Orkut, que se tornou uma biblioteca de perfis, onde a maioria dos usuários possuem vários cadastros de pessoas em seu grupo de amigos, sendo que inicialmente o Orkut foi criado para aproximar pessoas, criar novas amizades e manter relacionamentos.
Outro exemplo de apropriação na internet é o google, que deixou de ser um rastreador de sites para se transformar em uma biblioteca virtual, onde todos entram para buscar informações desde mais complexas até informações banais.

- O Desvio pode ser caracterizado como uma falta de obediência às regras impostas, ou
seja nós passamos a obedecer as nossas próprias regras. Em resumo o desvio nada mais é do que uma apropriação negativa em determinada sociedade.
O Chat é um software que possui acesso liberado a todos, em função disso os interesses que circulam neste ambiente virtual são inúmeros. Alguns desses interesses caracterizam uma apropriação negativa da técnica que o Chat oferece, sendo a técnica oferecida um espaço de bate-papo onde as pessoas podem se conhecer e formar amigos.
Ao contrário disso podemos observar que as pessoas utilizam este espaço de bate-papo para fins obscuros, como exemplo podemos citar os pedófilos que utilizam o Chat para a prática de indução de crianças, eles seduzem estas com propostas encantadoras que levam a criança ao seu encontro. Este tipo de atitude faz com que o Chat perca o seu propósito de espaço para formação de amizades através desse desvio do uso da técnica.

- A Despesa Improdutiva é considerada como o espaço para excesso e lazer, onde a
criatividade do homem é favorecida. Baudrillard propõe que “A despesa é, aquilo que vai evitar, por introduzir pequenos desastres, o desastre total de uma racionalização da vida social, o deserto tecnológico do real.
Battaile cita que o homem não reconhece o lazer: "é triste dizer que a humanidade consciente continua sendo minoria: ela reconhece o direito a adquirir, a conservar, ou a consumir racionalmente, mas ela exclui, em princípio, a despesa improdutiva".
Como exemplo de Despesa Improdutiva podemos citar o MSN, que é usado como um espaço de bate-papo entre amigos, onde podemos conversar, rir, brincar até ao mesmo tempo em que trabalhamos, ao conversar com amigos nós saímos um pouco da realidade em que estamos inseridos, aliviando um pouco o estress do dia.
Outro exemplo são as rádios via web, que permitem a nós escutarmos música em qualquer computador que estamos usando, basta acessar uma rádio e escutar a programação, ou fazer um pedido pela música que queremos escutar, alguns exemplo de rádios na web são a Atlântida, Gaúcha , CBN , 98Fm do RJ . E como exemplo de sites que oferecem opção por você escolher músicas para ouvir temos o Terra, UOL ShowLivre , Globo.com RadioClick ...

Cyberpunk- Apropriação, desvio e despesa na cibercultura – André Lemos



Exercício 2

- Visitar:

http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cyberpunk/_arqui/paghack/texto.html
http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cyberpunk/_arqui/paghack/texto.html

Responder:

- Como as atividades hacker e cracker refletem a ideologia Cyberpunk? Explique

Lema dos cyberpunks é: a informação deve ser livre; o acesso aos computadores deve ser ilimitado e total. Desconfie das autoridades, lute contra o poder; coloque barulho no sistema, surfe essa fronteira, faça você mesmo.
Os hackers e crackers refletem claramente este lema dos cyberpunks. Deixam claro em suas aparições que eles possuem acesso a qualquer lugar da web, que ninguém consegue detê-los.

Ex:

Site Hackeado por BHS
Ei tio! O ISO 14001 esqueceu de checar a segurança do site antes de aprovar hahaha!!


A maior parte dos Hackers aproveita estes espaços(páginas hackeadas) para colocar mensagens criticando o governo, o sistema.

Ex:
Onde não ah ! O próximo, digo passo.
O próximo é um constante mas cem nenhuma certeza !
Pois ao meio, da corrupção, está nossos POLITICOS ! :)
Belos falsários, de quem ?
Do POVO, e quem será ?
Digo o próximo a ser morto !
Porque ? onde não ah certeza ! Certeza do que ? da MORTE !!!
É a única que nos resta !
Pois o próximo, é você !


by |_M4B_|

Metade da humanidade nao come; e a outra metade nao dorme, com medo da que nao come... milhoes de pessos morrendo de fome la pro nordeste e em outras partes do brazil!!! e o governo filho da puta daki fica alimentando milhoes de presos (assasinos, ladroes, estrupadores etc etc) enquanto gente boa querendo trabalhar morre de FOME issu tem q paraR


Alguns apenas deixam a sua marca. E outros deixam uma assinatura ou uma pequena frase:

Ex:
AIC WAS HERE FUCK YOU LAME ADMIN FUCK INDIA FUCK INDIAZ ADMIN PLEASE PATCH YOU LAME ASS BOXES

Hacked by kamikaze

Site Hacked by BHS -- Agora tá na moda FreeBSD ;]


Em geral todos os hackers apresentam o espírito cyberpunk, mesmo em pequenas frases eles conseguem deixar sua mensagem, e mostrar que estão dentro do lema “faça você mesmo”, “coloque barulho no sistema”. Mais que isso os cyberpunks conseguem encontrar um espaço para deixar suas mensagens de forma que muitas pessoas vejam.

-É possível perceber a atividade Cyberpunk como necessária a Cibercultura? Explique

Os hackers e crackers nasceram junto com a cibercultura, eles podem ser considerados como estudiosos deste mundo virtual, pois eles conhecem tão profundamente este espaço que conseguem invadir qualquer lugar da web. Portanto a atividade Cyberpunk quando bem utilizada pode servir como aperfeiçoamento da tecnologia, engrandecendo os softaweres já existentes.

“O imaginário cyberpunk marca toda a cibercultura. O termo tem suas origens no movimento homônimo de ficção-científica que associa tecnologias digitais, psicodelismo, tecno-marginais, ciberespaço, cyborgs e poderes midiático, político e econômico dos grandes conglomerados multinacionais. Além da ficção, todo o imaginário da cibercultura vai ser alimentado pela ação dos cyberpunks reais, o underground da informática com os phreakers, hackers, crackers, ravers, zippies, cypherpunks e otakus”
Texto para Leitura:
href="http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/apropriacao.htm">André Lemos

0 Comments:

Post a Comment

<< Home