Thursday, August 31, 2006

Aula 12

Aula 12
1- Encontrar, na Internet, um exemplo de Ciborgue e Pós-Humano. Explicar como, em cada exemplo, a tecnologia interfere nas nossas relações com o corpo e, a partir dele, com a Comunicação.

O Termo Ciborgue circula dentro de várias teorias, dessas, existem as mais radicais que defendem a idéia de que hoje todos somos ciborgues em função do virtual se misturar com o real em todos os âmbitos da nossa vida, até as definições mais clássicas como a do inventor da Palavra Manfred Clynes que classificou o termo como “a mistura do orgânico com o maquínico”.
Para a realização do exercício tomarei como base à teoria de André Lemos que determina dois tipos de Ciborgue, o protético onde os indivíduos que possuem esta classificação necessitam de aparelhos mecânicos ou eletrônicos para o funcionamento fisiológico e o interpretativo que se constitui pela influência dos mass media; dentro dessa classificação Lemos inclui os netcyborgs ou cyborgs interpretativos das redes, estes se organizam a partir das conexões todos-todos que a internet oferece.
Na ficção científica o exemplo mais famoso de ciborgue protético é o filme Robocop que conta à história de um policial (Alex) que após uma perseguição é atacado pelos bandidos, após este acontecimento Alex é transformado em um poderoso cyborg de combate ao crime, passando a ser metade homem metade máquina.
No exemplo do Robocop essa transformação pela qual o personagem passa faz com que ele comece a se questionar até que ponto ele é máquina e até que ponto ele é homem, esse questionamento o leva a passar por um distúrbio de identidade que faz com que ele mude o sentido de sua nova existência, que seria apenas servir como defensor da lei, e comece a lutar contra os agressores de Alex, sua antiga identidade. O ciborgue possuía no filme uma relação comum com os humanos, o único desvio em seu papel na sociedade é o fato da vingança ter se tornada uma das principais diretrizes da sua vida.
Como exemplo de ciborgue interpretativo podemos nos incluir, pois todos nós muito ou pouco sofremos a influência dos MCM; esta influência pode acontecer de várias formas nas nossas vidas, pode interferir no processo de educação, manipular opiniões, servir como uma fonte de informação. A partir do modo como somos influenciados podemos responder de várias formas a essa manipulação, virando meros repetidores ou construtores de opiniões.
Já os netcyborgs interpretativos das redes são todos aqueles que acessam a internet, pois mesmo não participando da escrita coletiva, ao estarmos conectados temos acesso a todas essas informações que estão na web, estas possuem vários autores que constituem a escrita todos-todos. Dentro da rede podemos exercer vários papéis, desde autores e co-autores até meros leitores.

O pós-humano vêm sendo estudado há muitos anos, desde os primórdios do computador onde os cientistas acreditavam que ele iria substituir a mente humana, em parte isso realmente aconteceu, pois o computador diminui a nossa necessidade de pensar, executando várias tarefas que antes nós realizávamos, mas as propostas para o pós-humano hoje estão mais perto de sua concretização.
O Pós-humano hoje propõe a criação das inteligências artificiais, onde as máquinas passam a possuir vida em função da capacidade de processar informações que elas tem, o computador seria o modelo de inteligência para a humanidade, as informações computacionais passam a gerar vida no interior dos sistemas artificiais.
Algumas teorias:
“Mas o pós-humano não significa o fim da humanidade. Significa, ao contrário, o fim de uma certa concepção de humano, uma concepção que tem sido aplicada a uma fração da humanidade que detém a riqueza, o poder, e tem o prazer de se auto conceituar como seres autônomos exercitando sua vontade através de escolhas individuais” (Hayles, 1999: 286).
"Sempre fomos pós-humanos" (Hayles, 1999: 291)
“O novo estatuto do corpo, na sua fusão com as tecnologias, nas suas interfaces do biológico e o maquínico, na sua constituição híbrida de organismo cibernético, orgânico e protético, é fruto de um longo e gradativo processo que já teve início quando a espécie humana ascendeu à sua posição bípede, de um ser que gesticula e fala. As primeiras tecnologias sígnicas, da comunicação e da cultura já foram a fala e o gesto. Não obstante toda sua aparência de naturalidade, a fala já é um tipo de sistema técnico, quase tão artificial quanto um computador” (Santaella, 2002b: 201-2).
"A este cruzamento, que faz notar entre o aparecimento do inorgânico no interior do orgânico e a existência da irreversibilidade própria à vida no universo inorgânico, tenho chamado advento do pós-
humano" (Santaella, 2002b: 198).

A partir das definições de Santaella nós somos todos ciborgues e vivemos em um mundo pós-humano, onde a tecnologia e a mecanização se desenvolve dentro da nossa sociedade orgânica, e nós passamos pela experiência da mecanização nas situações mais comuns da nossa vida, como por exemplo através da nossa comunicação, que também é mecanizada, pois como Santaella pontua a fala é um tipo de sistema técnico, quase tão artificial quanto o computador.

2- Construir um avatar de si mesmo e de um colega. Publicar no Blog pavatar. Analisar como se deu o processo de Identificação nos avatares.

As características mais marcantes de cada pessoa são exaltadas nos avatares para que o processo de identificação aconteça, pois as peças para montagem dos bonecos são as mesmas para todos, a diferenciação é feita em função dessas peculiaridades, que vão desde a forma como cada pessoa se veste até o ambiente que ela mais gosta. Os avatares que eu construí foram o meu e o da Rogéria.

Site escolhido para a construção do avatar:
http://www.sp-studio.de/

3- Acessar http://www.thepalace.com .Observar como a escolha do AVATAR influencia o processo de comunicação entre as pessoas na Internet.

Aula 10

Co-link_ Texto Coletivo

Meu Co-link: Restaurante dedicado a Hitler é Denunciado

Co-links do meu grupo:


a)Qual modelo de rede pode ser aplicado ao exercício? Explique


Podemos classificar o exercício como um modelo de Redes Igualitárias, pois todos os textos que se encontram no Co-link possuem as mais ou menos as mesmas possibilidades de serem visualizados, já que o processo de escolha para leitura é randômico. Outra característica que faz com que o exercício possa ser caracterizado como igualitário é o fato do surgimento de clusters, assim que a proposta do exercício foi passada as pessoas se uniram formando grupos mais conectados para a construção dos textos coletivos, estes grupos tiveram a oportunidade de vizualizar o trabalho dos outros grupos formando uma rede em sala de aula.

b)O co-link pode ser considerado um exemplo de CMC. Explique

A Comunicação Mediada por Computador tem como característica principal o fato de ser “uma comunicação interpessoal que utiliza a tecnologia computacional para transmitir, armazenar ou apresentar informações” WOLTZ,U; PALME,J. No co-link essa característica está presente, pois os textos publicados servem para transmitir mensagens, que ficam armazenadas e podem ser visualizadas pelos internautas que entram no site.
Como ferramenta o Co-link utiliza a Comunicação Assíncrona, pelo fato dos participantes não precisarem estar se comunicando em tempo real, normalmente nós não possuímos respostas imediatas quanto aos textos que publicamos. A Linguagem Híbrida também é muito utilizada para dar entonação às palavras na Internet, deixando os textos mais interessantes e fáceis de serem lidos.

Exemplo de Linguagem Híbrida:

-Hm, que bom!
-Nãããão, maldito castor! Sai daqui!

Alô, uhum, que bom!! Gargalhadas

[[Chorei 4, chorei até que adormeci.

...Imagina que "tchuri" que ia ser?


c)Quais características do hipertexto estão presentes? Explique

Como características de Hipertexto o co-link possui a Não-Linearidade(Landow), onde somos nós que inventamos os caminhos quando vamos modificando os textos que interpretamos, passando a ser co-autores de um novo texto.
O Co-link tem outra característica do hipertexto, a Modularidade (Lévy), uma vez que nós vamos montando um novo texto conforme vamos visualizando as informações que procuramos.

d)O texto coletivo é uma forma de inteligência coletiva(Lévy)?

Na Web toda forma de se comunicar que permite que várias pessoas possam ser co-autores daquilo que estão lendo ou possuam a oportunidade de escrever aquilo que crêem que seja significante passa a ser um texto coletivo. Sendo que tudo que é publicado na internet é coletivo, podemos denominar o texto coletivo como parte da inteligência coletiva.
A Escrita Coletiva é essa oportunidade de expressar o que cada pessoa estudou ou viveu que faz com que a internet passe a ser uma mega-inteligência, onde vários assuntos são vistos sob vários pontos de vista. Claro que também existem os pontos negativos que a escrita coletiva apresenta para a Inteligência Coletiva, pois para ela funcionar de acordo com o princípio de seu nome ela precisa ser realmente relevante e sem possíveis erros e falta de veracidade.
Mas mesmo que a Inteligência Coletiva proposta por Lévy ainda não possua todas as ferramentas para a web funcionar como um grande centro de informação confiável, ela está se encaminhando para tal proposta, abrindo portas para o fim da dominação dos MCM, e isto está acontecendo em função da conscientização da população em buscar outros meios de informação e participar dessa informação que circula na web.

Wednesday, August 23, 2006

Aula 8

1- Escolher 2 Sistemas de CMC (ex: fotolog, Blog, Fórum, Chat, MSN, etc.)

Sistemas Escolhidos: Chat e MSN

Chat escolhido para análise: BatePapo_Bol

1- Que tipo de laço social é percebido nas interações? Dê exemplos.

Laços Fortes x Laços Fracos

No MSN os laços sociais geralmente são laços mais fortes, pois as pessoas que conversam nesse tipo de meio, são pessoas que no mínimo já haviam conversado uma vez, já que os contatos que constam no messenger são adicionados através do endereço de e-mail, e para eu possuir o endereço de e-mail de outra pessoa eu já tenho que ter conversado com ela anteriormente.
O Chat é um meio que mesmo apresentando semelhanças com o MSN, no sentido de ser um espaço de bate-papo, se diferencia porque mostra níveis diferentes de laços sociais; nas salas de bate-papo você pode conversar apenas uma vez com alguém e nunca mais encontrar ele ou ela nesta sala novamente, como você pode transformar uma conversa em uma amizade ou namoro, aumentando os laços com esta pessoa, portanto, o chat pode apresenta níveis diferentes de capital social, dependendo do tipo de interação que a pessoa que participa destes espaços está disposta a estabelecer, está interação pode apresentar laços tanto fortes como fracos.

Laço Relacional x Laço Associativo

O MSN pode ser considerado como um sistema de Laço Relacional, pois eu preciso ter uma ligação com todos os meus contatos para adiciona-los. Já o Chat pode apresentar tanto laços relacionais, quando eu formo um grupo dentro de salas de bate-papo, e tenho uma interação com eles, ou Laços Associativos, quando eu me sinto parte daquele grupo apenas por estar naquela sala se bate-papo, mesmo não falando com ninguém eu me sinto parte daquele espaço.

2- Quais tipos de CAPITAL SOCIAL são percebidos nas interações? Dê exemplos.

O MSN é um espaço de laços fortes ou laços relacionais, as pessoas que fazem parte dos nossos contatos formam um grupo de amigos, e como Bertoline e Braid citaram qualquer grupo possui o capital social do primeiro nível(relacional, normativo, cognitivo). Já o segundo nível pode estar presente ou não no messenger, partindo do pressuposto que podemos ou não ter um nível de interação mais forte com os nossos contatos.
Já no Chat os participantes das salas de bate-papo podem fazer parte do nosso grupo de amigos, mas é mais fácil que eles não sejam, pelo fato do chat ser um espaço aberto para todos aqueles que queiram participar da conversa, por isso sempre é possível que existam ali, pessoas que nós nunca tivemos nenhum tipo de interação.

Que tipo de CMC existe? Explique

Os dois meios apresentam uma comunicação síncrona, pois as respostas são imediatas, no momento que você clica em um contato para conversar com ele você tem uma resposta imediata, mesmo ele não estando ali você recebe a informação de que seu contato parece estar ausente, a mesma coisa acontece no chat, quando falamos com alguém esse alguém responde alguma coisa, se ele não responder fica claro que é porque não quer teclar com você. É essa regularidade que caracteriza a comunicação síncrona do MSN e do Chat.

d) Você consegue perceber a existência de um GRUPO através das interações? Explique.

Nos dois casos conseguimos perceber a exixtência de um grupo, no MSN os laços entre determinado grupo são fortes, existe um sentimento de pertencimento de quem possui o messenger em relação aos seus contatos, e vice-versa. Já no Chat os grupos são formados por afeições, por exemplo, eu moro no Rio Grande do Sul, eu vou entrar na sala de bate-papo do RS, ou eu tenho entre 18 à 22 anos e vou entrar em uma sala de bate-papo onde pessoas dessa idade também entram; os grupos são formados a partir dessa identificação que as pessoas buscam.


2-Redes Sociais

a) Qual modelo de Rede Social você julga mais apropriado para os sistemas observados?
O modelo de Breiger, que apresenta os laços sociais dizendo que eles podem ser Relacionais ou Associativas. Essa divisão caracteriza esses dois tipos de CMC, os laços relacionais caracterizam o MSN, que forma uma rede de amigos através de laços fortes que as pessoas que participam deste grupo possuem.
E o Chat apresenta laços associativos, pois, as pessoas procuram salas de bate-papo de acordo com interesses em comum que elas possuem, como eu já havia citado nos exemplos de grupos acima, e mesmo que elas não falem com ninguém naquela sala, elas se sentem parte daquele grupo.


b) Dê um exemplo de CONECTOR e explique sua importância.

Barabási foi quem constatou a existência de Hubs entre as pessoas ou lugares, ele explicou que são estas pessoas que conectam os grupos, em função delas participarem de vários grupos ao mesmo tempo.
Milgran e Granoveler caracterizam os conectores como aqueles que possuem vários laços fracos, afirmando a teoria de Barabási e dizendo que os conectores possuem um ou mais grupos com quem eles mantém laços fortes e se comunicam com outros grupos através dos laços fracos, e estes são os laços importantes para que as informações se espalhem.
O Chat apresenta um número elevado de laços fracos , pois nessas salas existem conectores que aproximam os integrantes das salas, são esses que espalham notícias sobre os encontros do grupo e notícias referentes a sala, na maioria das vezes através de e-mails ou mensagens no próprio chat, o papel do conector no chat é aproximar os internautas da sala.

c) Como as redes sociais podem atuar em CAMPANHAS DE MARKETING, por exemplo, no MARKETING DE GUERRILHA muito popular na Internet hoje? Explique.

A Internet cada vez mais vem se tornando uma mídia, e uma das mídias que mais vendem, pois é através das redes sociais já existentes na internet que a divulgação de produtos ou serviços é feita, e alcança um bom retorno para a campanha, principalmente em relação ao reconhecimento de marca.
Como exemplo de divulgação em rede podemos citar o Orkut, o MSN, o e-mail, blog, fotolog , sites conectores, essa divulgação na maioria das vezes utiliza o marketing viral ou de guerrilha, para atrair os internautas, pois as relaçoes pré-existentes facilitam a divulgação, e a forma divertida e incomum de fazer propaganda do marketig de guerrilha acaba atraindo a atenção de quem está conectado.
As redes entram com o papel de fazer a divulgação dessas novidades de mercado, no Orkut, muitas vezes são feitas comunidades que se referam a novos produtos, assim como blogs que falam de novas tendências. O Marketing de Guerrilha feito nos sites conectores também é uma ótima forma de divulgação, pois geralmente as pessoas acessam quase todo o dia esses sites, e quando encontram algo sedutor, acabam clicando e procurando saber o que é.
O Marketing de Guerrilha é uma nova tendência de mercado no Brasil, já existem agências especializadas só nesse tipo de divulgação, ele surgiu para dar uma nova cara a publicidade, e tentar chamar mais atenção do público consumidor, e como a internet é um ótimo meio para alcançar um número grande de pessoas de uma forma barata, ela é muito usada por esse novo tipo de marketing, que busca chamar atenção de um público que possui milhões de coisas para ver e pensar todos os dias, abaixo tem o endereço de dois blogs que falam um pouco sobre o marketing de guerrilha, mostrando exemplos na internet.

http://www.atake.com.br/blog/
http://www.blogdeguerrilha.com.br/

Wednesday, August 09, 2006

Aula 6

1-Encontrar uma CIBERCIDADE. Explicar pq é uma CIBERCIDADE(cidade virtual)

O advento das novas tecnologias da comunicação e informação faz com que toda a sociedade passe por uma reconfiguração; para viver na era das novas descobertas tecnológicas, que surgem quase todo o dia é necessário estarmos sempre nos atualizando, assim como o ambiente em que vivemos, ele também precisa adaptar-se ao novo, ressurgir de uma forma rápida acompanhando esse processo de evolução.

A Cibercidade nada mais é do que as cidades em sintonia com as novas tecnologias; a existência de uma Cidade Digital não faz com que a Cidade Real tenha que deixar de existir pelo contrário, ela facilita vários processos tanto burocráticos como informativos, que passam a ser realizados via Internet. Alguns exemplos desses processos que podem ser realizados via web é o imposto de renda online, a votação eletrônica, o governo eletrônico, os telecentros, o teletrabalho, as escolas online, o correio eletrônico, entre outros.

Além dos serviços e informações a Cidade Digital pode ser uma forma de aproximação da comunidade e dos problemas comunitários, pois a web tem essa característica de ser uma escrita coletiva, onde cada cidadão pode expor as suas preocupações em relação ao lugar em que vive, compartilhando com outras pessoas da região o seu pensamento.

A idéia dessas cidades virtuais não é roubar o espaço da cidade física, e sim unir a tecnologia com o real, usufruir o Espaço Virtual para facilitar as relações entre os habitantes dessas cidades com a própria cidade.

Como exemplo de Cibercidade, podemos citar a cidade de Portugal, Aveiro, a página da cidade mostra um pouco dessa virtualização do espaço público.

http://www.aveiro-digital.pt/

2-Virtualizar um espaço concreto. Explicar:

Segundo a definição de Lévy, virtualizar um texto é torná-lo disponível para que uma quantidade de outros textos possa ser projetada sobre ele. Ao publicar este texto eu vou fazer com que ele se torne disponível na Internet para que outras pessoas possam ler e tirar suas conclusões sobre ele sendo assim, estarei virtualizando o que escrevi.

3-Encontrar, na Internet, um exemplo de cada Modelo de Rede. Explicar:

a) Modelo de Redes Igualitárias:

Os nós com os mesmos números de conexões, as pessoas se comunicam com os conhecidos ou com quem está mais próximo.
Os blogs da nossa sala de aula representam um sistema igualitário, porque nos comunicamos apenas com os nossos colegas, que podem analisar ou comentar os nosso blog e com a nossa professora, que corrige os exercícios que resolvemos durante as aulas práticas.

http://www.blogger.com

b) Modelo de Mundos Pequenos:

O Orkut serve como exemplo, pois segue a teoria de que todo mundo conhece alguém, que conhece alguém, que conhece alguém; e é assim que um dos maiores sistemas de comunicação se formou, através da interligação de vários grupos de pessoas.

http://www.orkut.com

c) Modelo de Rede sem Escala:

Tem como característica possuir um conector, que seria como a pessoa mais popular da turma; os sites mais procurados podem ser considerados como exemplos de formadores de opinião, como o ClicRBS para a região sul, ele é um formador de opinião na Internet, pois quando queremos nos informar procuramos esse site, então se surgir nele alguma informação falsa, isto afetará um grande número de pessoas que acessam este site diariamente.

http://www.clicrbs.com.br

4-Discuta: o CIBERESPAÇO é uma REDE? Explique:

Pode ser considerado como uma grande rede interconectada mundialmente, onde todos se comunicam com todos de forma virtual, é um grande espaço para a comunicação coletiva; você pode utilizá-lo para trocar informações, para procurar um pouco mais de saber, se comunicar com pessoas que você conhece ou não, entre outras várias possibilidades de uso.

Sites de consulta:
http://jbonline.terra.com.br
http://www2.uol.com.br/aprendiz
http://www.fisica.furg.br
http://aveiro-digital.pt/
http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/cibercidade

Wednesday, August 02, 2006

Aula 4

Exercício 1

O Jogo apresenta formas diferentes de se chegar à resposta final, ou seja, de levar os canibais e os missionários para o outro lado sem que os canibais fiquem em maioria e comam os missionários. Essa não linearidade que o jogo apresenta, é percebida quando vamos conectamos as informações , inventando um caminho para chegar à final, ou até mesmo quando não conseguimos nenhum resposta ao enigma..
O Jogo é modular porque cada vez que mexemos em uma determina peça (os bonecos), conseguimos obter uma resposta, e para chegarmos ao final precisamos usar todas as peças que o jogo apresenta, sendo que os bonecos apresentam características que fazem com que o jogo possua um sentido.

Exercício 2

Blogs de famosos:

Luana Piovani
Fernanada Lima

A escrita coletiva é construída quando cada internauta modifica um pouco a web, em blogs nós podemos deixar um pouco do nosso conhecimento, tornar ele coletivo, e buscar mais conhecimentos em blogs de outras pessoas. Bem utilizados os blogs podem caracterizar uma forma de busca na web, onde nós conhecemos determinado profissional e queremos saber o que ele pensa sobre determinado assunto; ou quando queremos conhecer um ator e entrar no seu blog para saber um pouco mais sobre ele. Então a escrita coletiva é tudo que os internautas escrevem na internet.

Exercício 3

Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736 - Centro
CEP 90020-004 / Porto Alegre (RS)

51) 3221-7147 / 3221-7083

Horário de funcionamento da CCMQ
De terças a sextas, das 9h às 21h
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 21h


Eu utilizei o google para achar o site oficial da Casa de Cultura Mário Quintana e encontrar o endereço e o horário de funcionamento do quarto do poeta, o site é apenas de colagem, pois além do espaço fale conosco você não pode alteram mais nada nesse site.

Exercício 4

O novo álbum da banda Iron Maiden será lançado em 29 de agosto o nome dele será Death on the road, irá trazer músicas de todas as suas fases, do primeiro disco (Iron Maiden) até o mais recente (Dance of Death),as músicas serão CD 1

1. WILDEST DREAMS
2. WRATHCHILD
3. CAN I PLAY WITH MADNESS
4. THE TROOPER
5. DANCE OF DEATH
6. RAINMAKER
7. BRAVE NEW WORLD
8. PASCHENDALE
9. LORD OF THE FLIES

CD 2

1. NO MORE LIES
2. HALLOWED BE THY NAME
3. FEAR OF THE DARK
4. IRON MAIDEN
5. JOURNEYMAN
6. THE NUMBER OF THE BEAST
7. RUN TO THE HILLS

A minha busca apresentou muita velocidade, pois em apenas uma aula encontrei informações sobre diversos assuntos, informações variadas que mostraram a abrangência da busca; Encontrei muita hipertextualidade, pois usei vários links para chegar nas respostas à minha busca, que acelerarão o processo; além disso, utilizei várias mídias na minha busca como o jornal do Terra, sites de rádios, blogs, entre outros.